domingo, 11 de julho de 2010

A ATIVIDADE FÍSICA E A TERCEIRA IDADE


Segundo o Estatuto do idoso, são considerados idosos ou pessoas de terceira idade indivíduos com mais de 60 anos de idade. Há uma tendência de envelhecimento populacional não só no nosso país, mas no mundo como um todo. No Brasil, a população de idosos era de 15 milhões em 2002 e estima-se que em 2020 esse valor tenha crescido 16 vezes em relação a 1950. Verifica-se, portanto, uma necessidade de investimentos e mudanças na estrutura social, para garantir que tais indivíduos não fiquem alienados socialmente, inativos, incapazes fisicamente, mas que tenham sim, qualidade de vida.
A atividade física pode apresentar um papel muito importante na manutenção e melhoria da capacidade de realizar tarefas diárias simples, como tomar um banho, caminhar pequenas distâncias, vestir-se e levantar-se. Um programa de atividades físicas regulares pode alterar a forma de realizar movimentos, aumentar a velocidade da execução de tarefas, além de melhorar a aptidão física (aptidão cardiorrespiratória, força, resistência muscular e flexibilidade).
A prática da atividade física também promove a diminuição de dores articulares, a melhora da auto-estima,o aumento da densidade mineral óssea, a melhora da utilização de glicose, o alívio da depressão, a melhora do perfil lipídico, o aumento da capacidade aeróbia, a melhora da força e da flexibilidade, a diminuição da resistência vascular.
Tanto exercícios aeróbios, como exercícios que envolvam força e flexibilidade são recomendados para tal idade, dependendo do gosto e da aptidão de cada indivíduo, com acompanhamento prévio de profissionais capacitados para orientá-los. A caminhada é atividade física que mais se destaca e atrai os idosos, mas estudos comprovam que a realização de exercícios com pesos, de 2 a 4 vezes por semana, estimulam a musculatura e auxiliam na manutenção da postura e do equilíbrio.
A atividade física promove mudanças no bem-estar e na disposição, sensações corporais agradáveis, alterações em quadros clínicos, com redução da necessidade de utilização de medicamentos, dando, assim, a oportunidade para que os idosos sintam-se novamente ativos e abertos para o mundo.
É importante, portanto, que o idoso tenha um estilo de vida ativo e saudável, para que tenha uma saúde de qualidade nos mais diferentes aspectos (físico, emocinal, social e espiritual).

Bibliografia: ATIVIDADE FÍSICA: UMA NECESSIDADE PARA A BOA SAÚDE NA TERCEIRA IDADE - Kristiane Mesquita Barros Franchi e Renan Magalhães Montenegro Junior

Postado por: Juliane Marchese

2 comentários:

  1. Oi pessoal,
    aqui vai uma dica de estudo recente sobre envelhecimento (que está sendo criticado):

    http://www.nytimes.com/2010/07/09/science/09age.html?_r=1&ref=research

    Marcelo Hermes

    ResponderExcluir
  2. Tenho artigos em PDF para mandar para voces. Por favor me escrevam:

    hermeslima_unb@yahoo.com.br

    Marcelo Hermes

    ResponderExcluir