"Envelhecer é ainda o único meio que encontrou-se de viver muito tempo. " Charles Augustin Sainte Beuve
"Todos desejam viver muito tempo, mas ninguém não quereria ser velho. " Jonathan Swift
Perda de memória, esclerose múltipla, ossos frágeis, veias varicosas, catarata, perda da audição, mudanças hormonais, impotência sexual: a lista das mazelas que acometem as pessoas à medida que envelhecem é longa e muito familiar. Por que cair em pedaços se o apogeu da experiência e da sabedoria está chegando?
Esse tema foi escolhido devido à tendência ao aumento da população idosa mundial, sendo necessária maior valorização dessa parcela da sociedade. Assim o conhecimento sobre as doenças e condições fisiológicas dessa etapa da vida vem ao encontro dessa necessidade, auxiliando no aumento da longevidade com qualidade de vida.
O nosso grupo propõe uma abordagem sobre a deterioração progressiva e contínua das funções do organismo, enfocando as doenças que acometem os órgãos dos sentidos, bem como os sistemas neuromuscular e cardiovascular. A genética que envolve esses processos, as alterações hormonais que causam distúrbios como a impotência sexual, por exemplo, e o envelhecimento precoce serão paralelamente abordados.
Junto com a genética do envelhecimento, serão elucidados os mecanismos que podem aumentar a incidência de câncer, intimamente relacionada ao envelhecimento da população. As doenças neurodegenerativas também serão citadas devido à sua grande relevância nessa fase.
Pretendemos também expor as mudanças fisiológicas que ocorrem no organismo enfocando as mudanças na atividade enzimática, incluindo a diminuição de enzimas que sintetizam neurotransmissores. Outro aspecto de grande relevância que será abordado diz respeito às teorias do envelhecimento.
A nossa preocupação é de abrir horizontes, dando ênfase para assuntos menos discutidos até então, acrescentando novidades recorrentes ao tema.
O grupo está muito satisfeito com a oportunidade de apresentar este projeto e instigado a esclarecer os aspectos do envelhecimento, com o foco primordial na análise bioquímica das reações envolvidas nesse processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário