domingo, 22 de agosto de 2010

Painel - Doenças do Envelhecimento



Síndrome de Werner
A Síndrome de Werner consiste em uma mutação autossômica recessiva no braço curto do cromossomo 8. Ela é umas das formas mais encontradas de progeria. O gene WRN apresenta 35 éxons que codificam uma proteína com 1432 aminoácidos. As mutações nesse gene se relacionam com o aparecimento de características do envelhecimento. Principais características e sintomas (começam por volta dos 10 anos).
Catarata bilateral, pele ressecada, alterações da pigmentação da pele, úlceras, atrofia em regiões subcutâneas, baixa estatura, parentes consangüíneos(primo de 3º grau), cabelo grisalho e ralo (careca), alta taxa de ac. hialurônico na urina.
Características posteriores
Diabetes mellitus, hipogonadismo(características sexuais secundárias não desenvolvidas, diminuição da fertilidade e atrofia dos testículos e ovários),osteoporose de forma não convencional( ossos longos da perna), endurecimento das falanges dos dedos da mão e do pé, calcificação de tecidos moles, evidências de arteriosclerose precoce, neoplasmas mesenquimais, neoplasmas raros e múltiplos, mudanças na voz como a rouquidão, risco aumentado de infarto do miocárdio e pés planos.
Proteína WRN
Helicase da família RecQ- região central (ATP dependente e hidrolisa a ligação fosfodiéster)
Exonuclease- domínio na região N-terminal(associada a degradação de partes do material genético defeituosas )
Nuclear localization signal- domínio na região C-terminal no fim da proteína (serve como sinal indicador das interações proteícas)
Entre os domínios da helicase e exonuclease há uma sequência ácida de forte transcrição.
Região RecQ-C terminal está envolvida na interação entre proteínas
Região RNaseD C-terminal da helicase (HDRC) está envolvida com a interação entre proteínas e DNA.
Uma mutação no aminoácido de número 1076 pode estar associada com a redução da longevidade e com o aumento do risco de ateriosclerose associado à idade avançada. Já no aminoácido 1367 uma mudança pode caracterizar uma alteração no risco de infarto do miocárdio.
Referências bibliográficas
http://www.bio.davidson.edu/Courses/Molbio/MolStudents/spring2003/McCord/wrn.htm
OSHIMA* JUNKO, HANSON B NANCY and MARTIN M GEORGE, Molecular Basis of Progeroid Syndromes–the Werner and Hutchinson-Gilford Syndromes Department of Pathology, University of Washington, Seattle, WA 98195, USA

Nenhum comentário:

Postar um comentário