quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Catarata


Doença ocular que causa opacificação ou perda da transparência do cristalino, modificando as características da luz que atravessa a retina. Geralmente, ocorre um dano bioquímico que muda a quantidade de oxigênio e de água que passam no cristalino.
A s cataratas senis são causadas por mudanças no arranjo arquitetônico das cristalinas do cristalino e de outras proteínas do cristalino e acontecem com a quebra das moléculas de proteínas, começando nas extremidades C-terminais, deaminação e racemização de resíduos aspartil. Junto a isso, há a formação de fibras amilóides estáveis pelo cristalino.
Esse dano pode ser causado por mutações, fatores ambientais, exposição a raios ultravioleta e/ou relacionado a outras doenças como diabetes e hipertensão.
O tratamento curativo consiste em cirurgia. Nesta, o cristalino é removido e geralmente, um cristalino artificial é colocado.
Um importante fato notado na História da Arte foi o efeito na pintura impressionista de Monet, acometido pela catarata senil. Primeiro veio o amarelecimento e o mundo do pintor foi traduzido em cores quentes. Depois a catarata deixou sua visão embaçada, tornando suas pinturas com um contorno menos nítido e logo, teve dificuldades para separar as formas. Seu problema era bilateral e depois de hesitar muito, o impressionista fez a cirurgia do olho direito. No entanto, após pouco tempo ele morreu.
Referências Bibliográficas:
http://www.aptomed.com.br/site/pagedetalhes_canal.php?id=25
http://www.medicinageriatrica.com.br/2007/02/15/catarata/
http://publicacoes.cardiol.br/abc/1997/6801/68010011.pdf
DEVLIN, T.,M. Manual de bíoquimica com correlações clínicas. 6ª edição. Ed. Blucher. São Paulo -2007

Postado por Dayana Carla de Oliveira

Um comentário:

  1. Agradecemos por utilizar nosso site como referência. Colocamo-nos à disposição para futuras colaborações.

    Equipe Aptomed Saúde Integrada
    www.aptomed.com.br

    ResponderExcluir